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terça-feira, 7 de junho de 2011

2º Dia - Texto para leitura e reflexão

Tecnologias Assistivas: de que se trata?


A norma Internacional ISO 9999 definem Tecnologias Assistivas como: “qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática, utilizado por pessoas com deficiências e pessoas idosas especialmente produzida ou geralmente disponíveis para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos”. Resumindo, Tecnologia Assistiva é toda e qualquer ferramenta, ou processo utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. São consideradas tecnologias assistivas, portanto desde artefatos simples, como uma colher adaptada ou um lápis com uma empunhadura mais grossa para facilitar a preensão, até sofisticados programas especiais de computador que visam à acessibilidade.
A ISO 9999 classifica as ajudas técnicas ou tecnologias assistivas em dez áreas diferentes. Existe um número incontável de possibilidades, de recursos simples e de baixo custo, que podem e devem ser disponibilizados nas salas de aula inclusivas, conforme as necessidades específicas de cada aluno com necessidades educacionais especiais presente nessas salas, tais como: suportes para visualização de textos ou livros, fixação de papel ou caderno na mesa com fitas adesivas, engrossadores de lápis ou caneta confeccionada com esponjas enroladas e amaradas, ou punho de bicicleta, ou tubos de PVC “recheados” com epóxi; substituição da mesa por pranchas de madeira ou acrílico fixadas na cadeira de rodas; órteses diversas, e inúmeras outras possibilidades.
                      
                                                 
Com muita freqüência, as disponibilizações de recursos e a adaptações bastante simples e artesanais, às vezes pesquisados e desenvolvidos por seus próprios professores, tornam-se a diferença, para determinados alunos com deficiência, entre poder ou não estudar e aprender junto com seus colegas. Hoje em dia, é sabido que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão no mundo (LEVY, 1999).
Essa constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos a pessoas com deficiência. Nesses casos, as tecnologias, o computador e a internet, podem ser utilizados ou como Tecnologia Assistiva, ou por meio de Tecnologias Assistivas. Utilizamos o computador como Tecnologia Assistiva quando o próprio computador é a ajuda técnica para atingir um determinado objetivo. Por exemplo, o computador utilizado como caderno eletrônico, para o indivíduo que não consegue escrever no caderno comum de papel. Por outro lado, o computador é utilizado por meio de Tecnologias Assistivas, quando o objetivo final desejado é a utilização do próprio computador, para o que são necessárias determinadas ajudas técnicas que permitam ou facilitam a realização dessa tarefa. Por exemplo, adaptações de teclado, de mouse, softwares especiais, etc. As diferentes maneiras de utilização do computador como Tecnologia Assistiva têm sido sistematizadas e classificadas das mais variadas formas, dependendo da ênfase que quer dar cada pesquisador. Optou-se, aqui, por utilizar uma classificação que divide essa utilização em quatro áreas (SANTA ROSA, 1997):
 1. As tecnologias como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação: por exemplo, com a informatização dos sistemas tradicionais de comunicação alternativa, como os sistemas Bliss, PCS ou PIC, entre outros.
 2. As tecnologias utilizadas para controle do ambiente: por exemplo, o conceito atualmente denominado de “casa inteligente”.
 3. As tecnologias como ferramentas ou ambientes de aprendizagem.
 4. As tecnologias como meio de inserção no mundo do trabalho profissional. Com certa freqüência essas quatro áreas se relacionam entre si, podendo determinada pessoa estar utilizando o computador com finalidades presentes em duas ou mais dessas áreas. É o caso, pó exemplo, de uma pessoa com problemas de comunicação e linguagem que utiliza o computador como prótese de comunicação e, ao mesmo tempo, como caderno eletrônico na sala de aula ou em outras atividades de ensino.


Referências Bibliográficas:
FREIRE, Fernanda M. P. Educação especial e recursos da informática: superando antigas dicotomias. Biblioteca Virtual, Artigos e Textos, PROINFO/MEC, 2000, WWW.proinfo.gov.br.
ISO 9999, Norma Internacional, de 1998. HTTP://siva.it/ftp/en_iso_9999.zip.
LÈVY, Pierre, Cibercultura. Ed. 34, São Paulo, 1999.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Tecnologia Assistiva: HTTP://geocities.com/to_usp. geo/pricipalta.html

Após leitura do texto as duplas deverão através do http://typewith.me/HrdUYYnkLj
Construir uma reflexão sobre Tecnologia Assistiva, citando algum exemplo do dia a dia da dupla, seja no trabalho, em casa ou percebido na rua, em que é percebida a utilização desta tecnologia. Com a reflexão construída um dos integrantes da dupla deverá ser o responsável em postar no link criado (A Acessibilidade além do coração - Tecnologias Assistivas: de que se trata?) no moodle fórum 4 – da disciplina CVA e outro no blog, até o dia:09/06/11. 

Um comentário:

  1. já comecei a discussão sobre Tecnologia assistiva.
    Levany

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